WIPO PROOF Deixe um comentário

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) lançou ontem (27/06/2020) um novo serviço de negócios on-line, o WIPO PROOF, que fornece evidências à prova de adulteração da existência no momento de qualquer arquivo digital, incluindo conjuntos de dados, em qualquer formato.

O WIPO PROOF complementa os sistemas de propriedade intelectual (PI) existentes da Organização, ajudando inovadores e criadores a tomar ações verificáveis ​​para salvaguardar os muitos resultados de seu trabalho na jornada do conceito ao desenvolvimento e à comercialização.

Ao criar uma impressão digital com data e hora de um arquivo digital, o WIPO PROOF fornece um tipo de serviço de notário digital, oferecendo um serviço confiável, econômico e eficiente em todo o mundo. A OMPI PROOF se une aos serviços de IP líderes de mercado da WIPO para patentes, marcas comerciais, desenhos industriais, indicações geográficas e arbitragem e mediação.

(IMAGEM: OMPI)

“Em uma economia global altamente dinâmica, em que o valor é cada vez mais baseado na atividade humana ativada pelas tecnologias digitais e pelo big data, é essencial poder provar que você estava na posse dos arquivos digitais do seu ativo intelectual. A WIPO PROOF ajuda inovadores e criadores a proteger melhor suas saídas digitais e representa um passo significativo na expansão do conjunto de serviços da OMPI que atendem às demandas da economia digital.” Diretor Geral da OMPI Francis Gurry

Ainda, segundo o Diretor Geral da OMPI, Francis Gurry, com a pandemia do COVID-19 acelerou-se a tendência da virtualização das atividades econômicas. Muito da produção, distribuição e consumo nos dias atuais é feita digitalmente, ou através de ferramentas digitais.

A ferramenta proposta, busca auxiliar com uma das vulnerabilidades de fazer negócios e outras formas de atividades econômicas digitais, que é provar a existência do arquivo digital naquele momento. Isso pode ser extremamente importante para notas de pesquisa ou de laboratório, segredos industriais, conjunto de dados, trabalhos criativos como músicas e canções em evolução por exemplo.

É muito importante ter uma assinatura, uma prova confiável para mostrar que aquele arquivo digital foi originado com a pessoa que está pretendendo ser o titular. É importante para reivindicações de autoria, para licenciamento, para levantar investimentos por exemplo.

A ferramenta é muito acessível e fácil de utilizar. Será gerado um token que será uma prova infalível da existência de um documento digital naquela data, naquele momento.

Como funciona a WIPO PROOF?

Qualquer pessoa pode acessar o site on-line seguro da WIPO PROOF para solicitar um token da WIPO PROOF para um arquivo digital específico. A OMPI não lê o conteúdo do arquivo nem armazena uma cópia dele. O algoritmo unidirecional seguro da WIPO PROOF interage localmente com o navegador do solicitante para criar uma impressão digital exclusiva do arquivo. Além disso, qualquer pessoa – até terceiros – pode validar os tokens WIPO PROOF no site, seguindo algumas etapas fáceis.

A WIPO PROOF usa a tecnologia Public Key Infrastructure (PKI) para gerar tokens da WIPO PROOF. A tecnologia PKI é uma tecnologia criptográfica bem estabelecida e confiável que é um dos métodos de certificação digital mais aceitos e reconhecidos internacionalmente. Além disso, o WIPO PROOF foi projetado e desenvolvido de acordo com os padrões que estão entre os mais robustos e rigorosos do mundo. Os tokens da WIPO PROOF oferecem o mais alto nível de certeza de que a data e a hora no token são exatas e não foram violadas.

A WIPO PROOF fornece evidências confiáveis ​​e verificáveis ​​em caso de disputas e litígios sobre a existência e a integridade do arquivo digital e seus direitos de IP relacionados.

Fonte: https://www.wipo.int/

Quer saber mais? Entre em contato com a Lummiê!

#lummiepi #wipoproof #propriedadeintelectual #propriedadeindustrial #wipo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de Compras

close