Em momentos de crise econômica e desemprego, como o que estamos vivendo agora, há maior necessidade de empreender, não é mesmo?
Quantos negócios bem sucedidos começaram por motivo de desemprego do empreendedor e ganharam espaço no mercado, tornando-se referência no segmento em que atuam.
As crises podem sim ser a “oportunidade” que faltava para um aspirante a empreendedor tirar seu sonho do papel e colocar a mão na massa!
O desafio de empreender é gigantesco, sobretudo no Brasil, num cenário de alta carga tributária, burocracia, alto custo de mão-de-obra etc.
São tantos afazeres envolvendo o impulsionamento do negócio, que o empreendedor, levado pela emoção de realizar o seu sonho, acaba esquecendo de aspectos importantes.
Todo mundo já sabe que registrar a sua marca é importante porque protege contra o uso indevido de terceiros e valoriza o negócio, dentre outras vantagens.
Como fazer a escolha certa para seu negócio
Mas a questão é: Como escolher o profissional certo para cuidar desse ponto tão importante do seu negócio?
Atualmente, a área de propriedade intelectual é vista como excelente oportunidade de ganhos financeiros por profissionais que não são nem sequer advogados e/ou não tem experiência na área.
Atenção, não se deixe impressionar pela imagem transmitida por redes sociais ou outros meios de comunicação que buscam seduzir o cliente.
Procure entender sobre o conteúdo que o profissional tem a oferecer, verificando sua formação, sua inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, há quanto tempo ele está inscrito, quais clientes atendeu etc.
É imprescindível estar atento à formação do profissional que irá cuidar do registro da marca da sua empresa, e de outros aspectos envolvendo propriedade intelectual.
A Lummiê PI se destaca pela formação sólida de seus profissionais
A Lummiê PI conta com advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil, e com sólida formação em nível de doutorado, além de vivência profissional diversificada na área de propriedade intelectual.
Os profissionais da Lummiê PI estão realmente aptos a lidar com questões complexas e multidisciplinares de maneira técnica e segura.
Mas você pode se perguntar: Afinal, por que é importante estar atento à formação do profissional na área de propriedade intelectual?
A complexidade jurídica que envolve a propriedade intelectual esbarra com diversas outras áreas, como direito autoral, por exemplo, exigindo do profissional um vasto conhecimento.
Há diversos profissionais sem formação e conhecimento necessários atuando nesta área, baseados em tentativa e erro, e, é claro que isso representa um risco para o cliente.
O profissional precisa ter clareza, experiência e conhecimento do que está fazendo para não prejudicar o cliente e complicar ainda mais a burocracia existente no Brasil.
Para citar um exemplo: Você sabia que existem empresas que apresentam oposição ao processo de registro da marca apenas para cobrar a defesa do cliente?
Sim, isso ocorre. Para se resguardar, verifique também a idoneidade do profissional, obtenha indicações consistentes de clientes e não se contente apenas com posts em redes sociais ou anúncios em jornais.
Tenha a tranquilidade de contar com alguém que tenha bagagem profissional e realmente seja especialista na área e não apenas se apresente desta forma sem conteúdo algum para oferecer.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!
Sobre a autora: Samaira Siqueira, é advogada e doutoranda em propriedade intelectual, iniciou sua carreira atuando com inovação tecnológica e como estagiária em agências e escritórios de renome nas áreas de inovação e propriedade intelectual. Atuou ainda em órgão público na área de transferência de tecnologia. Mestre na área, agora cursa o doutorado profissional. Já ajudou dezenas de empreendedores em questões envolvendo propriedade intelectual.
#lummiepi #propriedadeintelectual #marcas #registresuamarca #protejasuamarca #propriedadeindustrial #inpi #