Qual a importância da propriedade intelectual para as startup’s Deixe um comentário

A inovação está relacionada diretamente ao termo Startup, e inovação está intimamente ligado ao termo Propriedade Intelectual, que busca proteger e assegurar o ativo criativo das ações humanas.

Para uma Startup obter o sucesso no longo prazo, é muito importante garantir e impedir “cópias por terceiros”, ainda que por um período curto, sobre as suas criações e operações, seja uma tecnologia, marca, patente ou desenho industrial, pois é assim que a Startup estará protegida de novos entrantes e concorrentes no mercado.

A Lummiê Propriedade Intelectual atua e garante que a Startup, independente do nicho de atuação, esteja protegida e possua algum tipo de diferencial único com relação ao mercado que está atuando, isso garante mais solidez em suas operações e também um crescimento mais acelerado, que normalmente é o objetivo principal de uma Startup.

Vale destacar que muitas vezes o objetivo do titular da inovação é garantir o impedimento e direito de uso, de terceiros com relação a sua própria criação.

    • Usar: quem tem uma marca registrada, pode usar sua marca e impedir que terceiros o façam. Porém, se você possui uma patente concedida, você tem o direito de impedir terceiros sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar produto ou processo objeto da patente.
    • Fruir: o detentor da marca pode permitir que outro empresário utilize sua marca. Como exemplo, podemos citar as franquias. A franquia é um modelo de negócio que autoriza aos franqueados o uso da marca e permite a cobrança de roylaties pelo uso, ou seja, essa licença gera frutos. No caso de patentes, por exemplo, o licenciamento não exclusivo funciona como se fosse uma “garantia” de que o titular não vai impedir a exploração pelo licenciado. Já o licenciamento exclusivo, comumente é acompanhado de cláusulas que concedem ao licenciado o direito de agir contra terceiros.
    • Dispor: o detentor da marca, se assim desejar, pode vender, ou seja, fazer a cessão do direito sobre a propriedade industrial. O mesmo pode ocorrer com titulares de outros ativos da PI.

Possuir um suporte como o da Lummiê, garante um diferencial estratégico, operacional e uma vantagem competitiva para a sua Startup, diante da concorrência. Além disso, quando a sua solução e funcionalidades são definidas, é interessante realizar uma averiguação bem criteriosa para garantir que não existe uma propriedade intelectual de terceiro sob essa tecnologia. Isso vai garantir a gestão dos esforços de forma correta e vai evitar desperdício de tempo e de dinheiro desenvolvendo alguma tecnologia que não é passível de comercialização.

Agora que você entendeu um pouco melhor sobre a importância da Propriedade Intelectual para o seu negócio, que tal agendarmos uma consulta, sem compromissos, para descobrirmos juntos como a Lummiê Propriedade Intectual pode te ajudar?

Conheça nossos planos em nossa loja online.

#startups #propriedadeintelectual #propriedadeindustrial #marcas #patentes #desenhoindustrial #software #lummiepi #protejasuainovacao #protejasuainvencao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de Compras

close