MARCA GUARDA-CHUVA E EXTENSÃO DE MARCA Deixe um comentário

Estratégias de marketing que valorizam (ou não) um produto 

Entenda as diferenças e qual a finalidade de cada uma

Umbrella brand, pode também ser chamada de extensão de linha – o que é, na prática

Você com certeza já usou mais de um produto da mesma marca, certo?
O conceito de marca “guarda-chuva”, ou umbrella brand, é simples: a mesma marca comercializa produtos semelhantes, sem nenhuma utilização de símbolos adicionais, com o objetivo de atender os consumidores de forma mais ampla e dar menos espaço à concorrência.

Utilizar a “força” de uma marca consolidada no mercado para lançar outros produtos é uma prática muito comum dentro do marketing, mas deve-se tomar cuidado para que não se perca a “essência” do produto principal.

Para exemplificar podemos usar a famosa marca Bombril que, além das palhas de aço, há algum tempo passou a fabricar esponjas de lavar louça. Mesmo nicho de mercado com mais de um produto em oferta.

Extensão de marca: como funciona e os cuidados que se deve tomar ao usar essa estratégia

A criação de outras marcas para atuar em outras fatias do mercado e, consequentemente, gerar mais lucros à empresa é a chamada extensão de marca.
Mas, é necessário tomar extremo cuidado nesse tipo de estratégia para que os outros produtos comercializados não sejam totalmente divergentes à marca principal e acabem prejudicando o branding da empresa.

A Mormaii, por exemplo, gigante brasileira na fabricação de pranchas e acessórios de surfe, apostou na fabricação de MP4 players, fugindo totalmente do produto principal.

Entenda o que é o branding

Branding é a estratégia de percepção de marca. Para ter um bom posicionamento no mercado é necessário que uma empresa utilize ferramentas que chamem a atenção do público a que se direciona aquele produto ou serviço.

Isso pode ser feito através de um conjunto de itens como: nome, imagens e ideias que associem o que está sendo vendido, logotipo e outros elementos visuais.

Um branding bem elaborado, e estrategicamente direcionado dentro do marketing da empresa, já pode ser considerado “meio caminho andado” para que o negócio prospere!

Mas, este assunto não acaba aqui. Dentro da extensão da marca existem ainda outros 5 conceitos à se considerar: herói, fabricante de dinheiro, nicho de mercado, dreno e vândalo de marca. Explicaremos cada um deles nos próximos textos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de Compras

close