A PROPRIEDADE INTELECTUAL E SUA INTERFERÊNCIA NO CENÁRIO DA COVID-19 Deixe um comentário

É grande a movimentação em torno da chamada “quebra de patentes” para vacinas contra a Covid-19. Um importante aliado nesse cenário é o atual presidente dos EUA, John Biden, que se mostrou favorável à questão, uma vez que ainda é lento o processo de imunização na maior parte dos países do mundo, principalmente os mais pobres . Estima-se que mais de 100 , sequer têm vacina para a primeira dose de aplicação.

OS EUA E O APOIO À “QUEBRA DE PATENTES”

Para o Presidente da (OMS), Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a decisão de Biden foi um momento histórico de extrema importância, pois a Propriedade Intelectual de medicamentos, vacinas e insumos na área de saúde são a maior segurança que os países possuem para não ter suas fórmulas violadas e comercializadas ilegalmente.

Os EUA são uma importante referência mundial nas áreas de saúde, tecnologia e, principalmente, política e, para Tedros, ter Biden favorável significa ter uma grande potência impulsionando a produção global de vacinas e medicamentos.

ENTENDA O CENÁRIO NO BRASIL

No dia 7 de abril o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM – MG) adiou a votação sobre a “quebra de patentes” de vacinas e medicamentos contra a Covid-19. Isso porque líderes do governo pediram mais prazo para negociações, já que o tema não envolve apenas a política e a saúde do Brasil, mas, principalmente, com a economia em relação a outros países.

Em votação no plenário do Senado, no dia 29 do mês passado, com 55 votos a favor e 19 contra, foi aprovada a licença compulsória temporária de patentes de vacinas, medicamentos e testes de diagnósticos contra a Covid-19.

Para saber deste assunto como um todo, acesse nossos artigos: https://lummiepi.com/post/covid-19-e-a-propriedade-intelectual/

https://lummiepi.com/post/senado-vota-amanha-29-pl-sobre-licenca-compulsoria-de-vacinas-e-medicamentos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de Compras

close