8 de Junho – Dia Mundial dos Oceanos Deixe um comentário

No dia de hoje celebramos o Dia Mundial dos Oceanos, e a Lummiê traz algumas informações sobre essa data.

Criado pela ONU, 8 de junho assinala a Conferência do Rio 92 sobre o meio ambiente, e reforça a necessidade de se ter atividades que atuem de forma mais sustentável, respeitando e preservando a vida marinha e os recursos ali existentes.

Segundo um estudo do Boletim da Poluição Marinha em maio de 2019 (Marine Pollution Bulletin), o prejuízo causado pela poluição plástica ultrapassa os US$ 2,5 trilhões (superior ao PIB do Brasil que fechou 2018 com US$ 1,8 trilhão). Portanto, é urgente pensar em novas formas para se ter um oceano mais sustentável.

Um grande problema relacionado a isso, é a falta de consciência sobre como ações cotidianas afetam a saúde e sustentabilidade do oceano além dos seus recursos dos quais dependemos.

Outra questão importante para discutir é sobre a biodiversidade marinha contida nos mares e oceanos. Esses recursos naturais podem servir de matéria prima para medicamentos, cosméticos, produtos do agronegócio, dentre tantas outras utilidades que movimentam a bioeconomia.

Esse ano de 2020 é ainda mais especial pois inicia-se a Década dos Oceanos, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). A estimativa é de que nos próximos dez anos a população tenha mais conhecimento sobre as águas que cobrem 70% do planeta e que sejam promovidas ações para sua proteção.

Os princípios essenciais da Cultura Oceânica são:

1. A Terra tem um Oceano global e muito diverso

2. O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra

3. O Oceano exerce uma influência importante no clima

4. O Oceano permite que a Terra seja habitável

5. O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas

6. O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados

7. Há muito por descobrir e explorar no Oceano

Fonte: COI – CULTURA OCEÂNICA PARA TODOS

Muitas das tecnologias desenvolvidas a partir dos recursos marinhos, podem vir a ser protegidas por patentes. Também é possível proteger os softwares que divulgam informações sobre o mar.

Algumas marcas também realizam ações para apoiar a sustentabilidade marinha e acabam se destacando por isso.

A Lummiê ressalta a importância dessa data, e manifesta seu apoio ao projeto @oceanojuridico que é um canal de estudos sobre Direito do Mar / marítimo que busca informar e promover discussões relevantes sobre Direito, tecnologia, mares e oceanos.

Tem alguma iniciativa relacionada ao mar e gostaria de saber qual a melhor forma de proteção? Entre em contato com a Lummiê, podemos te auxiliar com isso.

#diadooceano #diamundialdooceano #decadadooceano #oceanojuridico #vidamarinha #sustentabilidade #propriedadeintelectual #lummiepi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de Compras

close