3 principais erros que você precisa evitar no processo de proteção da sua marca Deixe um comentário

O registro de marca é uma etapa muito importante para o desenvolvimento de qualquer empresa, afinal a marca está diretamente associada à qualidade do produto ou serviço oferecido. Porém, o processo precisa ser feito por um especialista no assunto para evitar uma série de erros que podem comprometer o registro e até mesmo trazer futuras complicações para a empresa.

Existem diversos erros comuns no processo de registro de marca e que podem ser facilmente evitados, contando com um profissional capacitado. Apresentamos os 3 erros mais comuns que os empreendedores cometem ao solicitar o registro de marca no INPI.

1. Solicitar registro para marca que não será registrada

Ainda é muito comum a tentativa de registro de marcas que já existem e já estão registradas, sendo um dos maiores erros. Ao mesmo tempo que é um grande erro, é simples solucionar: basta realizar a busca de anterioridade de marca, que identifica que se já existe marca igual ou similar.

O trabalho de pesquisa deve ser feito por um profissional que entenda do assunto e tenha experiência no registro de marcas. Apenas com um profissional capacitado você evita os aqueles que estão apenas interessados em cobrar um valor para solicitar o registro de uma marca que, com certeza, não será registrada.

2. Solicitar registro na classe errada

O registro de marcas brasileiro segue a classificação internacional de NICE, em que as marcas são registradas por setor de atuação. Um dos maiores erros cometidos é a tentativa de registro na classe errada, que pode ser negado pela falta de comprovação da atividade ou pelo titular da marca não ter atividade compatível com a marca.

3. Solicitar o registro com uma logo e mudar as cores posteriormente

No pedido de registro da marca na forma mista, o requerente deve anexar no pedido de registro o logotipo colorido ou preto e branco. Contudo, ao encaminhar o logotipo colorido, se está reivindicando as cores do logotipo e, ao aprovar o registro, o logotipo deverá sempre ser utilizado nas cores indicadas. Já o registro com o logotipo preto e branco permite a utilização nas cores que desejar.

Conte com nossa equipe especializada para garantir todas as proteções a sua marca, com agilidade e acompanhamento personalizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de Compras

close