3 patentes mais importantes da história. Você conhece? Deixe um comentário

Você já parou para pensar em como surgiram as grandes ideias que revolucionaram o mundo? Os inventores estão sempre a frente do seu tempo, trazendo meios de facilitar o dia a dia, mudar a vida das pessoas e causar um grande impacto social, cultural e econômico.

A história do desenvolvimento tecnológico se mistura com a história das patentes. Separamos alguns exemplos de patentes que revolucionaram o mundo e impactam o nosso dia a dia até hoje.

1. Algoritmo PageRank

O PageRank é o algoritmo utilizado na ferramenta de busca do Google, para posicionar os sites entre os resultados. Ele foi desenvolvido por Larry Page e Sergey Brin na Universidade de Stanford, durante um projeto de investigação sobre um novo tipo de motor de busca. A ideia que os dois pesquisadores tiveram era de que a informação poderia ser posicionada numa hierarquia de popularidade de ligações (ou seja, a página se torna mais importante quanto mais hiperligações apontarem para ela).

O processo do PageRank foi patenteado pela Universidade de Stanford enquanto o nome PageRank é uma marca registrada do Google.

2. Borracha sintética

A borracha sintética contribuiu para o avanço da economia de muitos países. Ela é utilizada na produção de pneus, juntas, isolamentos e até mesmo a fabricação de combustível de mísseis. A borracha de polibutadieno foi a primeira utilizada na indústria, sendo resultado dos experimentos do químico russo Sergey Lebedev, em 1910.

3. Máquina de costura

A costura à mão é uma forma de arte que possivelmente existe desde a pré-história, com os ossos e chifres de animais servindo de “agulha”. Porém, a costuma mecânica só foi possível a partir de 1760, quando inventores buscavam desenvolver máquinas de costura. Em 1850, Isaac Singer aperfeiçoou um modelo de máquina de costura e revolucionou a fabricação dos modelos, que poderam ser comercializadas.

Singer solicitou a patente e continuou desenvolvendo modelos até o seu falecimento. Esta invenção revolucionou a indústria, permitindo a confecção de roupas de uma maneira muito mais rápida e produtiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de Compras

close