Resgate histórico da criatividade: 3 pessoas que mudaram o mundo com suas descobertas Deixe um comentário

Resgate histórico da criatividade: 3 pessoas que mudaram o mundo com suas descobertas

 

A criatividade está, sem dúvidas, presente na humanidade desde o início de nossa espécie. Da descoberta do fogo na Era das Cavernas à invenção de androides ultrarrealistas nos tempos modernos, a criatividade sempre foi uma grande aliada do homem durante sua trajetória pela Terra, e, ao longo da história, algumas figuras se destacaram por conta de sua criatividade, curiosidade e capacidade de inovar. Hoje, falaremos de 3 pessoas que mudaram o mundo com suas descobertas. Confira!

 

1 – Leonardo da Vinci: Nascido em 1452, na atual Itália, Leonardo da Vinci foi considerado um polímata (alguém cujo conhecimento não se limita a apenas uma área) devido às suas grandes contribuições para inúmeras áreas do conhecimento, estando entre elas: matemática, engenharia, anatomia, pintura, escultura, arquitetura, botânica, música, balística e aviação. Além de produzir duas das obras de arte mais famosas do planeta, a Monalisa e A Última Ceia, ele também contribuiu para a ciência com esboços incrivelmente precisos do cérebro e do coração humano, que permanecem reverenciados até hoje por sua precisão. Entre suas inúmeras façanhas, destacam-se também os esboços e estudos feitos sobre máquinas voadoras e plantas, consideradas pioneiras para a aviação e a botânica, e a criação de engenhocas movidas à corda, consideradas as precursoras dos robôs como os conhecemos hoje. De fato, um homem à frente de seu tempo!

 

2 – Edward Jenner: Nascido em 17 de maio de 1749, em Berkeley, na Inglaterra, Edward Jenner foi um médico e naturalista responsável por produzir a vacina como a conhecemos hoje. Na época, a varíola estava assolando a população e matando inúmeras pessoas, e Edward, por meio de observação, percebeu que pessoas que lidavam com vacas contaminadas com a variação bovina da doença tinham sintomas mais leves quando contraíam a variação humana. A partir disso, ele desenvolveu uma fórmula utilizando o patógeno que contaminava as vacas e a injetou em uma criança, que adoeceu de forma leve, e posteriormente se tornou imune à variação humana da varíola. E, assim, surgiu a técnica de medicina preventiva até os dias de hoje.

 

3 – Sigmund Freud: Sigmund Freud foi um neurologista austríaco, de origem judaica, considerado o pai da psicanálise. Freud nasceu em 6 de maio de 1856, e contribuiu para a Psicologia e a Psiquiatria de tamanha forma que, até hoje, sua teoria psicanalítica e seus trabalhos são objetos de estudo em diversas áreas do conhecimento, dada sua influência na visão sobre transtornos psiquiátricos e seus tratamentos. Uma das elaborações mais famosas criadas por Freud é o Complexo de Édipo, baseado no mito grego “Édipo Rei”. Essa teoria busca explicar a infância, seus complexos e sua influência na formação dos indivíduos. Além disso, Freud também estudou temas como o luto, a autoestima, os sonhos, o narcisismo, o ciúme, entre muitos outros tópicos que permanecem em pauta até hoje, baseados em seus estudos revolucionários.

 

E essas foram as 3 pessoas que escolhemos para falar sobre! Esperamos que, com esse artigo, nós possamos ter resgatado um pouco da história da humanidade, com suas criações, criatividade e capacidade de inovar. E, se você quer saber mais sobre criatividade e inovação, entre em contato com a Lummiê! Com nosso serviço de consultoria de fomento de negócios, nós podemos te ajudar a se tornar uma pessoa mais criativa, inovadora e em destaque no mercado. Envie uma mensagem para linktr.ee/lummiepi e agende uma visita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carrinho de Compras

close