Resgate histórico da criatividade – Parte 2: 3 mulheres que mudaram o mundo com suas descobertas! Deixe um comentário

Resgate histórico da criatividade – Parte 2: 3 mulheres que mudaram o mundo com suas descobertas!

 

Anteriormente, fizemos um post falando sobre 3 pessoas que mudaram o mundo com suas descobertas, e, nesse post, nossos 3 protagonistas foram Leonardo da Vinci, Edward Jenner e Sigmund Freud.

No entanto, como a história da humanidade é vasta, fica impossível falar de apenas 3 personagens históricos, não é mesmo? Por isso, resolvemos fazer uma parte 2: dessa vez, contemplando apenas grandes mulheres que mudaram o rumo da nossa história. Confira!

 

1 – Marie Curie: Nascida em 7 de novembro de 1867, na Varsóvia, Marie Curie foi uma física e química polonesa de extrema importância para a ciência. Quebrando estigmas em uma época em que mulheres eram inferiorizadas na sociedade, Marie foi a única mulher da história a receber 2 Prêmios Nobel: um na área da Física, por descobrir a existência da radiação natural, e o outro na área da Química, por descobrir e nomear dois novos elementos químicos – o rádio e o polônio.

No entanto, os feitos históricos de Marie Curie não se limitam apenas à ciência! Ela também marcou a esfera social ao ser a primeira mulher a ser enterrada no Panteão de Paris, uma cripta lendária dedicada às maiores figuras históricas do local, e ao ser a primeira mulher aceita para lecionar na Universidade de Paris.

Para o mundo moderno, Marie Curie deixou seu legado até mesmo na medicina, pois suas descobertas sobre a radiação permitiram que o tratamento do câncer avançasse: graças aos estudos da polonesa, foi descoberto que a radiação consegue destruir células cancerígenas, por meio do tratamento que conhecemos hoje como radioterapia.

 

 

2 – Gertrude Belle Elion: nascida em 23 de janeiro de 1918, em Nova Iorque, Gertrude foi outra mulher a receber um Prêmio Nobel pelas suas contribuições para a ciência. Ela foi a responsável por criar o remédio Aciclovir, usado no tratamento de doenças como herpes, leucemia e AIDS, sem danificar as células saudáveis do corpo. Além de receber o Nobel de Medicina em 1988, ela também foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no “National Inventors Hall of Fame”, localizado nos Estados Unidos.

 

 

3 – Hedy Lamarr: nascida em 09 de novembro de 1914, em Viena, Hedy Lamarr foi a responsável por criar e patentear o Frequency Hopping Spread Spectrum (FHSS), um aparelho de transmissão de sinais de rádio que deu aos Estados Unidos vantagem sobre os nazistas durante a 2° Guerra Mundial, pois a invenção permitia que a comunicação trocasse de frequência sem ser interrompida ou interceptada. Nos dias atuais, a criação de Hedy permitiu que a tecnologia evoluísse a ponto de criar o Wi-Fi, o Bluetooth e o GPS, todos com base na patente de Lamarr. Juntamente com Gertrude Belle Elion, citada acima, Hedy Lamarr também recebeu seu lugar no “National Inventors Hall of Fame” em 2014, um século após ter nascido. Na época, a inventora e atriz já havia morrido, mas deixou seu legado eterno para nós. Então, se hoje você tem acesso à essa publicação por meio da internet, agradeça à Hedy!

 

E esse foi o artigo de hoje! Se você gostou do post, não se esqueça de curtir, enviar para alguém e visitar nossas redes sociais! A Lummiê pode te ajudar com seu negócio te auxiliando a organizar pensamentos, criar conexões e executar seus planos. Ficou interessado? Envie uma mensagem para linktr.ee/lummiepi e agende uma reunião!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carrinho de Compras

close